5 Dicas para manter uma boa higiene bucal

Manter uma boa higiene oral é necessário para que seus dentes e as gengivas estejam sempre saudáveis. Mas isso envolve não só o hábito de escovar os dentes duas vezes ao dia, mas também fazer exames odontológicos regulares.

No entanto, a saúde bucal é muito mais do que cáries e doenças gengivais . Sem tratamento adequado, a cárie dentária ou problemas nas gengivas podem causar dor, perda de dentes e problemas de autoconfiança. Esses problemas podem também levar à desnutrição , problemas com a fala e outros promover outros desafios na escola, trabalho e vida pessoal, diminuindo a qualidade de vida de quem sofre com o problema .

As pessoas podem prevenir esses problemas inserindo em sua rotina o atendimento odontológico adequado, tanto em casa quanto em um consultório do dentista. A seguir estão algumas práticas recomendadas que podem manter dentes e gengivas saudáveis.

1. Escove os dentes duas vezes ao dia durante dois minutos de cada vez.

Manter os dentes limpos e saudáveis ​​começa com a manutenção regular. Escovar por dois minutos de cada vez duas vezes ao dia, conhecido como regra 2×2, ajudará a manter a placa afastada. Pacientes com crianças devem introduzir esse conceito cedo e encontrar maneiras de torná-lo divertido. Você pode tocar uma música enquanto eles estão escovando ou usar um cronômetro para saber quando dois minutos completos se passaram.

Para facilitar a limpeza de todos os dentes, tente passar 30 segundos em cada quadrante da boca (lado superior direito, lado superior esquerdo, lado inferior direito, lado inferior esquerdo). Usar as técnicas corretas é importante para garantir que os dentes estejam sendo limpos adequadamente e que você não danifique o tecido mole ao redor deles. Usando pequenos movimentos circulares, incline a cabeça da escova em direção às gengivas.

Certifique-se de limpar todas as superfícies, bem como ao longo da linha da gengiva, tanto na frente quanto atrás de seus dentes. Alguns pacientes acham que usar uma escova de dentes elétrica também ajuda.

2. Fio dental diariamente.

É recomendável usar fio dental todas as noites antes da escovação para remover qualquer coisa que sua escova de dentes não consiga desalojar. Muitos pacientes admitem pular essa etapa, mas é uma parte importante de uma rotina saudável. 

Se você apenas escovar e decidir que não precisa usar fio dental, pequenas partículas de comida e outros depósitos que não foram detectados pela escova de dentes podem eventualmente se transformar em cáries. Para evitar isso, reserve dois minutos por dia para adicionar o fio dental à sua rotina. 

Quando você começa a usar o fio dental, pode causar dor nas gengivas sensíveis. Isso é natural e vai parar quando você estiver usando fio dental por alguns dias. 

Ao usar o fio dental, certifique-se de deslizar para cima e para baixo ao longo de todo o dente. Não ignore espaços apertados, este é um dos lugares mais importantes para usar fio dental, pois sua escova de dentes não consegue alcançar essas áreas.

3. Substitua a escova de dentes aos sinais de desgaste.

Como regra geral, trocá-lo a cada 3 a 6 meses deve mantê-lo em forma para limpar os dentes adequadamente. Escovas de dentes danificadas ou desgastadas não conseguem limpar a superfície dos dentes corretamente e podem causar danos às gengivas. 

Substituir sua escova de dentes com frequência também permite que você ajude a mantê-la limpa. Sempre lave bem a escova de dentes e guarde-a para que possa secar. Lembre-se de substituir a escova de dentes se estiver doente para evitar que as bactérias sejam reintroduzidas na boca.

4. Visite seu dentista a cada seis meses.

Seu dentista poderá evitar problemas antes que eles comecem, ou pelo menos detectá-los cedo, se você tiver consultas regulares ao dentista. Visitas regulares também permitem que seus dentes recebam uma limpeza profissional completa duas vezes por ano, removendo qualquer acúmulo de placa e tártaro, o que ajuda a manter seus dentes e gengivas saudáveis.

5. Utilize produtos de higiene dental.

A escovação e o uso do fio dental são fundamentais para a saúde bucal preventiva, mas você também pode ajudar a manter seus dentes em boas condições, incorporando auxílios suplementares em sua rotina. 

Exemplos desses produtos incluem enxaguatórios bucais, irrigadores orais, limpadores interdentais e limpadores de língua. Esses auxílios podem ajudar a manter uma boa saúde bucal e devem ser usados ​​em conjunto (não em vez de) escovação regular e uso do fio dental.